quinta-feira, 23 de julho de 2015

Por que você se sente tão só?
 
Muitas pessoas sofrem porque se sentem sós – mesmo quando estão num relacionamento. O criador dos Florais de Bach, o médico ingês Edward Bach, criou um grupo composto por três essenciais para amenizar a dor causada por este sentimento: é o Grupo da Solidão
 
 
São Paulo, 1 de junho de 2015 - O Dia dos Namorados está chegando e você vai passar a data sozinho ou sozinha outra vez? O que aconteceu para que você não se envolvesse com alguém?
Muitas pessoas têm a desculpa na ponta da língua: está difícil encontrar alguém, ninguém quer nada sério, os homens não valem nada, as mulheres só querem homens com dinheiro ... Estas respostas tão comuns só servem para mascarar o verdadeiro problema: o que acontece com você que o afasta das pessoas?
 
Na visão de Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral e aromaterapeuta – com formação em Psicologia – a pessoa pode se sentir solitária quando está fisicamente sozinha ou também quando está rodeada de pessoas ou mesmo num relacionamento a dois. “É preciso entender que a solidão aparece de maneiras diferentes para cada pessoa. Algumas gostam de ficar sós, mas chegam a exagerar. Outras são tão impacientes que acabam se afastando os outros por não tolerar o se ritmo. Há também os egocêntricos, que odeiam ficar sozinhos, mas quando estão acompanhados só falam de si, cansando o outro”, comenta.
 
Para quem sofre com a solidão, os Florais de Bach – sistema de cura universal descoberto pelo médico inglês Edward Bach, na década de 30 - podem dar conforto. O problema traz tanto sofrimento, que o médico criou o chamado “Grupo da Solidão”, que reúne três florais especialmente indicados para amenizar os efeitos negativos deste sentimento. “São gotinhas poderosas que transformam sentimentos negativos em positivos. Não têm contra-indicação”, avisa.
A seguir, Maria Aparecida fala sobre cada um deles – lembrando que, a pessoa que precisa de Florais de Bach, deve procurar um terapeuta floral. É ele o profissional mais indicado para dizer quais florais são necessários para reencontrar a harmonia emocional:
 
Water Violet – É indicado para quem, na saúde ou na doença, gosta de ficar só. São pessoas silenciosas, que andam sem fazer ruído.Também são independentes, gostam de praticar atividades individuais, são capazes e seguras de si. É recomendado quando tais características as levam à dificuldade de fazer amigos; a não compartilhar suas preocupações ou problemas com os outros; ao falso orgulho e para quando elas não tentam interferir ou influenciar quando lhes pedem conselhos. “Incluir-se na humanidade permite amar, compartilhar conhecimentos e sonhos. Para ser mais feliz, é preciso conquistar amigos verdadeiros, calma e sabedoria. O Water Violet ajuda nesse sentido”, diz a terapeuta.
 
Impatiens – É o floral indicado para quem está impaciente, pensa, fala, move-se rapidamente, além de irritar-se com facilidade. Os tipos Impatiens são pessoas rápidas mentalmente e também em tudo que fazem. Tendem a ser impacientes e irritáveis com as demoras, são do tipo que fazem mil coisas ao mesmo tempo. São tensas e ansiosas com as tarefas seguintes. Têm explosões curtas de raiva e não suportam a lentidão dos outros. Assim, costumam afastar as pessoas. É um floral indicado para bebês agitados, que não conseguem dormir ou comer; para quem é impaciente, não consegue parar e precisa de movimento; para aqueles que em qualquer contratempo ficam irritados; para os que não conseguem suportar o ritmo da outra pessoa. O tipo Impatiens completa as frases do outro, terminam as suas tarefa e preferem fazer as coisas sozinho. “O floral Impatiens ajuda a conviver em harmonia com as diferenças, agindo com mais gentileza, paz e calma, aceitando o ritmo dos demais”, ensina Aparecida.
 
Heather – Tal floral é indicado para aqueles que, obcecados com seus problemas e dificuldades, que se tornam egocêntricos, muito preocupados consigo mesmos. É para pessoas que detestam ficar sozinhas, por isso falam muito. Elas perguntam, mas não dão chance do outro responder e acabam afastando quem os cerca, pois se tornam abusivas. Dr. Bach dizia carinhosamente que estas pessoas, no estado negativo, grudam como cola. Elas tendem a falar muito próximo, para prender a atenção de seu ouvinte. O floral tem eficiência sobre as emoções de quem precisa de atenção o tempo todo; fala muito e ouve pouco; é carente e, por isso, detesta ficar sozinho. “O Heather é aquele Floral que ajuda a compreender e ser compreendido. Faz com que a pessoa preste atenção ao mundo à sua volta e às necessidades do outro. Ajuda a libertar-se de seus problemas, permitindo uma comunicação mais aberta”, completa a terapeuta.
 
E quando a solidão aparece mesmo estando-se cercado de pessoas ou num relacionamento?
 
Há momentos na vida em que a pessoa pode sentir uma profunda solidão, mesmo estando cercada de outras pessoas ou num relacionamento. Isso acontece, geralmente, por sua condição, ou seja, sua dificuldade de se relacionar. “A incompreensão do momento em que ela vive, de suas ideias ou mesmo o fato de estar cercada por pessoas com interesses diferentes faz com que se feche e sofra pela solidão. Quando isso ocorre com um casal, por exemplo, é chamada de ‘solidão a dois’. Muitas vezes, por valorizar demais sua privacidade, a pessoa se distancia do parceiro, mantendo-se isolada. Para quem vive tal momento, o floral indicado é o Water Violet, porque ele permite a este tipo de personalidade a facilidade maior de incluir-se na humanidade, de se permitir amar e compartilhar conhecimentos e sonhos”, finaliza Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário