quinta-feira, 5 de março de 2015

Fígado sobrecarregado exige tempo para recuperação
Ingestão de líquidos e alimentos leves são fundamentais para recuperar o
 órgão depois dos exageros 

A Organização Mundial da Saúde recomenda, como limite, o consumo  de duas latas de cerveja ou duas taças de vinho para os homens e uma lata de ou uma taça de vinho para as mulheres (por dia?). Mas, em meio à diversão do Carnaval essa recomendação é, muitas vezes, ignorada pelos foliões. Segundo o hepatologista Rogério Alves, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas aumenta o risco de sobrecarga do fígado.  “Após alguns dias de abuso pode haver uma intoxicação aguda, provocando náuseas e vômitos até desmaios”, afirma.
De acordo com o especialista, se houver essa sobrecarga é necessário uma readequação na rotina para recuperação: adequar a alimentação, ingerir bastante líquido e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. “A ingestão de líquido é importante porque o álcool  causa desidratação e os alimentos leves ajudam evitar a hipoglicemia”, explica o especialista.
Para garantir essa recuperação, a nutricionista Mirian Martinez, também da Beneficência Portuguesa de São Paulo, dá algumas dicas de alimentos que podem ser incluídos em uma dieta equilibrada e saudável com a função de preservar, proteger ou até melhorar as funções de uma pessoa com problemas hepáticos em estágio inicial:
  • Abacaxi: a enzima chamada bromelina auxilia na digestão, ajudando a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas
  • Gengibre: ajuda na secreção da bile, evitando a sobrecarga do fígado.
  • Rabanete: Essa raiz tem uma essência responsável pelo sabor picante, que aumenta a secreção da bile pelo fígado.
  • Frutas vermelhas (morango, amora, cereja, framboesa): ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado, contêm importantes antioxidantes e melhoram a circulação a nível portal no fígado
  • Alho: tem capacidade de ativar as enzimas do fígado que ajudam o corpo a eliminar as toxinas. O alho também tem altas quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.
  • Laranja e limão: Ricos em vitamina C e antioxidantes, aumentam os processos naturais de limpeza do fígado, aumentando a produção das enzimas hepáticas de desintoxicação que ajudam a eliminar as substâncias cancerígenas e outras toxinas.
  • Vegetais de folhas verdes escuros (couve, espinafre, escarola, agrião...): Têm a capacidade de neutralizar os metais pesados, produtos químicos e pesticidas, oferecendo limpeza e proteção se tornando um dos muitos alimentos benéficos para o fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário