segunda-feira, 22 de junho de 2015

Glaucoma pode levar à perda da visão  
quando diagnosticado tardiamente

Com sintomas iniciais praticamente imperceptíveis, o glaucoma, doença causada pelo aumento da pressão intraocular, pode causar sérias lesões ao nervo óptico se não diagnosticado e tratado a tempo, comprometendo irreversivelmente a visão. Para conscientizar a população sobre a  doença e sua gravidade, o H.Olhos vai realizar uma palestra gratuita em 26 de maio,  Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Ministrada pelo Dr. José Garone Lopes, médico oftalmologista especializado em glaucoma, a conferência acontece no auditório do H.Olhos, às 16h30.

No Brasil, estima-se que cerca de um milhão de pessoas tenham glaucoma. No mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), aproximadamente 5,2 milhões de indivíduos perderam a visão em decorrência da doença, o que significa 15% dos casos de cegueira.

O combate ao glaucoma é possível com visitas anuais ao oftalmologista, principalmente a partir dos 40 anos, quando a incidência é mais frequente. “O glaucoma de ângulo aberto, que representa 80% dos casos, não apresenta sintomas no início. Quando o paciente percebe alguma alteração na vista e recorre ao oftalmologista, a doença já está em estágio avançado. Por isso, os exames de rotina são fundamentais para a sua prevenção e tratamento”, afirma o Dr. José Garone Lopes.

Causas

Não existe uma causa definida para o aumento da pressão intraocular. No entanto, há uma predisposição genética em pessoas com histórico de glaucoma na família. É importante ressaltar que a pressão ocular não tem relação com a arterial e o tratamento de ambas ocorre de maneira distinta e independente.

Tratamento

O tratamento do glaucoma é, na maioria dos casos, feito com colírios de uso contínuo. “A doença deve ser tratada para o resto da vida, com colírios que ajudam a estabilizar a pressão ocular. Muitas vezes, é necessário o uso de mais de um medicamento diariamente, exigindo disciplina do paciente”, acrescenta o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário