quarta-feira, 24 de junho de 2015

Professor da Unesp organiza evento internacional sobre selênio

O 4th International Conference on Selenium in Human Health and Envinronment será realizado nos dias 18 a 21 de outubro no Bourbon Convention Ibirapuera em São Paulo. Um dos organizadores do evento é o Professor André Rodrigues dos Reis da UNESP Campus Tupã, professor de fisiologia vegetal e vice-coordenador do curso de engenharia de biossistemas.
O evento está na quarta edição e é organizado a cada dois anos. É a primeira vez que o evento acontece fora da China. O Professor Reis tem suas pesquisas voltadas para a biofortificação agronômica e genética de culturas como arroz, feijão, feijão-caupi, trigo, mandioca, e hortaliças com selênio para melhoria da qualidade nutricional dos alimentos. A produção de alimentos cresceu nos últimos anos, mas a população ainda sofre com a desnutrição principalmente com os micronutrientes ferro, zinco, iodo e selênio. Isso é o reflexo do melhoramento genético de plantas voltado somente para o aumento da produtividade agrícola.

Nesse processo, traits agronômicos como a qualidade nutricional dos alimentos com micronutrientes essenciais para asaúde humana e animal foi esquecida. Recentemente, muitos pesquisadores de todo o mundo tem percebido a importância da biofortificação genética e agronômica e tem voltado suas pesquisas para o aumento da qualidade nutricional dos alimentos, a qual será um dos principais temas do evento.
Esses alimentos enriquecidos são estudados por médicos, farmacêuticos e nutricionistas. A melhoria na qualidade dasaúde humana tem sido notável, de acordo com muitos resultados de pesquisas. Os resultados mais marcantes são o combate à anemia devido ao aumento de ferro nos alimentos; ao câncer devido ao aumento de selênio nos alimentos, bem como aspectos nutricionais em animais devido ao enriquecimento das pastagens com fertilizantes ou ração animal com micronutrientes.
Os principais pesquisadores do mundo relacionado ao selênio nas áreas de biologia de plantas, biologia molecular, fisiologia vegetal, nutrição mineral de plantas, fertilidade do solo, contaminação ambiental, medicina, farmácia, nutrição humana, veterinária, zootecnia e engenharia ambiental estarão presentes no evento como palestrantes convidados.
Os trabalhos aceitos dos participantes serão publicados pela CRC Press. Quaisquer dúvidas sobre o evento ou envio de trabalhos podem ser enviados para o Prof. Andre Reis no email andrereis@tupa.unesp.br
Outras informações podem ser obtidas no site do congresso:
http://www.seleniumresearch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário