quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A qualidade do ar interno nas salas de aulas
Renovação do ar, projeto adequado, filtragem do ar, manutenção periódica são itens a serem observados, pois refletem diretamente no rendimento e saúde de alunos em ambientes escolares. Como está a qualidade do ar nas escolas que você trabalha, conhece ou que seu filho estuda?
 
 
Cada ser humano respira cerca de 450 litros de ar por hora, 10 mil litros por dia, e por esta razão a Abrava - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento através de três dos seus departamentos, Qualindoor - Departamento Nacional de Qualidade do Ar de Interiores, DN Chapter Brasil da Ashrae e DNPC - Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores quer alertar representantes de ambientes escolares para que estejam atentos à qualidade do ar interno que se respira e a climatização dos ambientes. As consequências de um ambiente sem a climatização adequada, vão desde sonolência, baixo rendimento nas atividades até implicações com a saúde.

De acordo com o engº Leonardo Cozac, presidente do Qualindoor, "Instalar ar condicionado em escolas é diferente de nossas casas. É um ambiente de uso coletivo, onde as crianças estão em fase de aprendizado e desenvolvimento humano. O ar respirado deve ser cuidado para favorecer o rendimento escolar e reduzir custas médicas e absenteísmo".

Como iniciativa da Abrava três dos seus Departamentos Nacionais, o Qualindoor, Chapter Brasil Ashrae e DNPC se uniram com o objetivo de criar um comitê técnico com o apoio das principais entidades do setor de HVAC-R para elaboração de um programa de ações sobre o tema em questão. Com início das atividades previstas para o 1º semestre de 2015, o comitê tem como principal objetivo conscientizar agentes envolvidos na questão de qualidade do ar de interiores em ambientes escolares. Normas e Leis devem ser obedecidas na execução de um projeto, as principais do setor são: Portaria 3523 de 28 de agosto de 1998 do Ministério da Saúde - Resolução 09 de 16 de janeiro de 2003 da ANVISA - ABNT NBR 16.401 - Instalações de ar condicionado.

Para que se tenha saúde e produtividade em um ambiente climatizado, diversos pontos devem ser analisados quando a assunto é conforto térmico adequado. Desde o momento da decisão da utilização de sistemas de climatização em um ambiente escolar alguns cuidados devem ser levados em consideração, o primeiro é a contratação de uma empresa especializada em projetos para que possa avaliar as condições e necessidades dos ambientes. Localização, tamanho dos ambientes, quantidade de alunos, capacidade elétrica são dados básicos que interferem diretamente na escolha e definição do projeto do ambiente, assim como o tipo de sistema que deverá ser utilizado.

Diminuição de rendimento, irritabilidade, cansaço, estresse, falta de interesse podem ser causados pelo mau funcionamento de um equipamento de ar-condicionado. Renovação de ar é um dos itens mais importante de um sistema, salas de aula com equipamentos splits quando fechadas suas portas e janelas se tornam concentradores de CO², que como consequência causa sonolência, falta de concentração, dispersão em relação ao aprendizado, além de irritação nas vias respiratórias, entre outros malefícios.

O professor Bjarne Olesen da Ashrae Dinamarca esteve no Brasil recentemente e apresentou pesquisas e estudos que comprovam os conceitos citados acima, assim como mostrou que o controle da qualidade ambiental melhora o rendimento escolar e a redução de absenteísmo. Nos EUA existem guias e procedimentos específicos para escolas, em outros países Europeus, como Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia foi constatado retorno financeiro com a aplicação de bons sistemas.

Para o presidente do DN Chapter Brasil da Ashrae, engº Leonilton Tomaz Cleto, "a qualidade do ar de interior em ambientes escolares não possui o mínimo de cuidado. A maioria das escolas públicas não tem projetos específicos pensado na qualidade do ar dentro da sala de aula. No inverno as janelas são fechadas e consequentemente o ar fica carregado de CO². O que afeta o rendimento do aluno e a probabilidade de doenças respiratórias aumentam". E continua, "devido ao forte calor do verão, foi verificado um movimento para a instalação de ar condicionado em escolas, e por este motivo o alerta, recomendamos que seja consultado um especialista antes da tomada de qualquer decisão em relação à climatização de ambientes".

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