sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Gerenciamento de dados ventilatórios do paciente já é realidade para quem recebe tratamento em casa
Projeto inédito da Philips Healthcare, em parceria com a Domicile Home Care, comprova o aumento da segurança terapêutica e o ganho na qualidade de vida dos pacientes que dependem da terapia domicilliar
 
 
 
O monitoramento de dados ventilatórios oferece aos pacientes que precisam de terapia domicilar maior segurança terapêutica, conforto e qualidade de vida, além de reduzir os custos do tratamento. Essa foi a conclusão do projeto de gerenciamento de dados ventilatórios idealizado pela Philips Healthcare, líder global em saúde e bem-estar, e realizado em parceria com a Domicile Home Care. Dentre os benfícios observados, também comprovou-se o uso de ferramentas e suportes importantes, como o relatório completo da terapia ventilatória do paciente, que permite aos profissionais da saúde avaliar a adaptação do equipamento e o progresso da doença, por exemplo.  
 
Realizado desde abril de 2013, o projeto reuniu profissionais de saúde da equipe multidisciplinar domiciliar e pacientes em ventilação mecânica (respiração artificial controlada por aparelhos) que utilizam os equipamentos Philips Respironics. Durante a pesquisa, uma especialista clínica em ventilação da Philips acompanhou todo o processo, realizando o treinamento da equipe e dando o suporte necessário em relação à obtenção dos relatórios e interpretação dos dados. “Este projeto materializa a missão da Philips de inovar os segmentos nos quais atua, oferecendo produtos e soluções significativas para a vida das pessoas. Há 90 anos no Brasil, trabalhamos ao lado de médicos e profissionais, explica Fabrizio Signorin, diretor da área de Cuidados com o Paciente e Soluções em Monitoração da Philips Healthcare para América Latina.
 
A iniciativa também mostra a importância do gerenciamento ventilatório, por meio de softwares como o Encore Pro e Direct View, disponíveis nos equipamentos de ventilação mecânica, como o BiPAP Synchrony e o ventilador de suporte de vida Trilogy100. Por meio da leitura do cartão SD, os profissionais do atendimento domiciliar conseguem obter todos os dados ventilatórios no último ano do paciente que fez uso da ventilação mecânica em casa. “Desta forma, além de melhorara clínica do paciente, a iniciativa proporciona economia às fontes pagadoras, reduzindo o número de internações hospitalares, além de contribuir com a significativa melhora dos pacientes”, afirma João Paulo Bampa da Silveira, especialista em fisioterapia respiratória e diretor executivo da Domicile Home Care.
 
A partir de relatórios apresentados, os profissionais são capazes de analisar a terapia em formas de gráfico detalhados, tendências a longo prazo, aderência do paciente à terapia, estatísticas do último ano e detalhes diários dos últimos 30 dias. “Além disso, é possível criar novas prescrições, exportar e compartilhar os dados com os outros profissionais da equipe, gerenciando assim toda a terapia respiratória do paciente”, conclui o executivo. O monitoramento e gerenciamento de dados ventilatórios permite ainda, trocar experiências com outros clínicos na Europa e Estados Unidos, onde esse método é reconhecido e consolidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário