terça-feira, 20 de janeiro de 2015

 
Consumo de alimentos funcionais ajuda na prevenção de doenças

A alimentação funcional – grãos, sementes e frutas, por exemplo - tem um papel importante na vida das pessoas, uma vez que apresenta substâncias com funções fisiológicas e benéficas à saúde e, além de ser nutritivo, também ajuda a prevenir diversas doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão. Dessa forma, este tipo de alimento deve estar presente no cardápio de todos, mesmo daquele que parecem ter uma saúde perfeita.
De acordo com a Nutricionista Sibele C. Pereira, é preciso que se consuma mais hortaliças, vegetais, frutas – orgânicas, de preferência -, cereais integrais e menos produtos industrializados e embutidos, já que aqueles ajudam a prevenir e tratar agravos, enquanto estes possuem gordura vegetal hidrogenada, também conhecida por gordura trans, que são extremamente maléficas para a saúde.
“Para se beneficiar das vantagens destes alimentos, deve-se possuir uma alimentação equilibrada e balanceada, pois cada indivíduo possui uma necessidade particular de nutrientes e esta individualidade deve ser respeitada, de acordo com alguns fatores como: idade, sexo e fase de vida que se encontra”, afirma. Por isso, é necessário que converse com um nutricionista antes de começar uma dieta funcional.
Seguem algumas receitas funcionais da nutricionista Sibele C. Pereira.
Biomassa de banana verde:
 Ingredientes:
 - 10 bananas verdes (devem ter sido tiradas do pé com no máximo 1 semana)
 Modo de preparo:
Corte 10 bananas pela ponta sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem;
Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão de 7 litros. Coloque as bananas com casca na água fervente (para criar choque térmico);
Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até 20 minutos de cocção;
Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador/liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar.
Triture a polpa até ficar homogênea, adicione água se necessário para ajudar a virar massa.
Se não for utilizar imediatamente, guarde em geladeira (até 1 semana) ou congele por 3 meses, em vasilhas de vidro ou forminhas de gelo de silicone.
 Rendimento: Em torno de 500g
 O melhor tipo de banana verde para comprar é a Nanicão e a segunda melhor, é a Nanica. Ambas devem ter sido retiradas do pé com no máximo 1 semana e precisam estar completamente VERDES.
Por conter alto teor de amido resistente em sua polpa, a banana verde cozida é considerada um alimento funcional. Quando
cozida e processada, é conhecida como Biomassa de banana verde, contendo o amido resistente, fibras e baixos teores de açúcar e de umidade, diferente da banana madura onde o amido resistente já foi transformado em açúcar.
O alto teor de amido resistente mantém a integridade da mucosa intestinal, prevenindo doenças e agindo como uma barreira à entrada de substâncias nocivas, permitindo uma eficiente absorção dos nutrientes. É muito importante no tratamento do diabetes tipo 2, pois este tipo de amido diminui o índice glicêmico dos alimentos e por conter prebióticos que são bactérias boas, no momento que chegam ao nosso intestino, unem-se aos probióticos já existentes na mucosa, eliminando as bactérias ruins alojadas, melhorando a imunidade e absorção de nutrientes.
Pode ser usada também para prevenir problemas cardiovasculares, câncer de intestino, quadros de diarreia e constipação, mas seu uso deve estar associado a uma alimentação equilibrada.
A biomassa têm a consistência de um purê, sendo usada como espessante natural, aumentando o rendimento das preparações e seu conteúdo de vitaminas, fibras e sais minerais. Além dos inúmeros benefícios, a biomassa estimula sensação de saciedade pelo alto teor de fibras, auxiliando na perda de peso.
Quando adicionada à receitas não altera o sabor e odor das preparações.
Seu consumo deve ser feito de acordo com a descrição da receita, por ser natural, não tem contra indicações, podendo ser consumidas por pessoas de todas as idades.
Sal verde: 
Ingredientes:
 -1⁄2 cabeça de alho descascado na hora do preparo
-1 unidades de cebola
-1⁄2 maço pequeno de cebolinha
-1⁄2 maço pequeno de salsinha
-1⁄2 maço pequeno de manjericão
-50 ml azeite
-1 Kg de sal marinho

Modo de preparo:
Pique a cebola grosseiramente para auxiliar na preparação.
Coloque o azeite no liquidificador, acrescente os ingredientes menos o sal. Bata até virar uma espécie de “suco”.
Despeje esse liquid em uma vasilha e a parte vá acrescentando sal até formar uma pasta
Coloque em um pote de vidro tampado sob refrigeração (geladeira) até 30 dias.
Pode congelar.
Uso: Carnes, frango, molhos, arroz, massas, sopas etc.
Benefício: Elimina o uso de temperos industrializados, que contém alto teor de sódio. Conservantes, aditivos, corantes e outros ingredientes prejudiciais à saúde.
Sal temperado:
 Ingredientes:
 -1 xícara de chá de sal marinho ou sal do himalaia
-1 xícara de chá de orégano ou hortelã desidratado
-1⁄2 xícara de chá de salsinha desidratada
-1⁄2 xícara de chá de manjericão desidratado
-3 colheres de chá de gergelim torrado
-1 colher de café de Zimbro
 Modo de preparo:
Lavar bem as ervas e secá-las com um papel toalha.
Colocá-las junto com o sal no liquidificador ou no processador de alimentos e triturar tudo.
Guardar a mistura em um recipiente fechado, em local fresco e seco.
 Uso: Carnes, sopas, refogados, molhos, arroz, massas, etc.
Benefício: Elimina o uso de temperos industrializados, que contém alto teor de sódio. Conservantes, aditivos, corantes e outros ingredientes prejudiciais à saúde.
 Manteiga GHEE (clarificada):
 Ingredientes:
 -200g de manteiga SEM SAL (escolha uma de boa qualidade)
 Modo de preparo:
Coloque a manteiga em uma panela antiaderente ou recipient de vidro e aqueça a panela em banho-maria. Mantenha a cocção em fogo baixo para não queimar as partes sólidas, deixando um sabor residual.
O óleo, a água e os sólidos vão se separar em três camadas: uma espuma de caseína em cima, um óleo amarelo transparente no meio, e uma suspensão aquosa de sólidos de leite no fundo.
Com uma escumadeira, retire cuidadosamente a camada superior de caseína e reserve.
Transfira o óleo amarelo para um recipiente de vidro, com auxilio de um funil ou filtro de café, garantindo a retirada total das substâncias citadas.
Modo de armazenamento:
Guarde a manteiga clarificada em recipientes escuros de vidro. Como todos os óleos, ela é fotossensível e pode ficar rançosa rapidamente se exposta à claridade.
A manteiga ghee suporta temperaturas superiores à da manteiga e de outros óleos sem criar toxinas.
Caldo de legumes/ carne:
Ingredientes:
- 2 cebolas pequenas cortadas em rodelas
- 1 dente de alho picado
- 1 tomate cortado em pedaços grande
- 1 bouquet de ervas (folhas de cebolinha, salsinha, manjericão e tomilho) – se possível mantenha tudo amarrado para facilitar na retirada
- 1 cenoura fatiada em rodelas
- 1 abobrinha
- 3 folhas de couve chinesa picada
Modo de preparo:
Coloque numa panela 3 litros de água e todos os ingredientes, levando ao fogo para ferver. Quando iniciar o processo de fervura, diminua o fogo e deixe por mais ou menos 40 minutos. Depois coe o caldo e reserve.
Para congelar, espere esfriar bem e guarde em potes porcionados.
Rende 2,5 litros de caldo pronto.                    
Dica: Coloque em formas de gelo de silicone e utilize os cubinhos congelados nas preparações que desejar. Os legumes coados podem ser utilizados para fortificar preparações, como purês e sopas.
Benefício: Elimina o uso de temperos industrializados, que contém alto teor de sódio. Conservantes, aditivos, corantes e outros ingredientes prejudiciais à saúde.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário