sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dr. Vinicius Benites aplica técnica inovadora minimamente invasiva em cirurgias de coluna 
 O neurocirurgião, especialista em coluna, Dr. Vinicius Benites, da Unifesp, conta sobre as vantagens da cirurgia; paciente tem uma recuperação mais rápida e pode ter alta hospitalar no mesmo dia
 

Pesquisa da Organização Mundial da Saúde aponta que 60 milhões de brasileiros sofrem com dores na coluna, sendo essa a segunda causa de licença no trabalho. Os problemas levam também à aposentadoria por invalidez. Há três anos no Brasil, a artrodese de coluna minimamente invasiva proporciona aos pacientes uma melhor qualidade de vida, já no momento da operação. 
Segundo um dos pioneiros da cirurgia no país, o neurocirurgião Dr. Vinicius Benites, da Unifesp, a cirurgia minimamente invasiva consiste em um conjunto de técnicas permitindo que o tratamento cirúrgico de coluna seja realizado com uma mínima agressão ao paciente, geralmente com pequenos cortes, e em alguns casos, apenas com a introdução de agulhas.
“Para se ter uma ideia, no método tradicional de cirurgia de coluna o paciente passa pela UTI e demora, em média, quatro meses para se recuperar. Nas técnicas minimamente invasivas, a recuperação é em menos de 30 dias e muitos, tem alta hospitalar no mesmo dia”, afirma Dr. Benites.
As cirurgias são indicadas para qualquer idade, porém os idosos são os maiores beneficiados. “A nova técnica no Brasil envolve uma perda mínima de sangue, com trauma menor para o paciente, o que resulta em uma recuperação rápida, mesmo naqueles que possuem outras doenças como pressão alta (hipertensão arterial), diabetes, doenças renais entre outras”, explica o neurocirurgião.
Diversos casos podem ser tratados com as técnicas minimamente invasivas como as dores na coluna lombar e cervical, hérnias de disco, doença degenerativa da coluna e até tumores da coluna vertebral. “Pacientes com fraturas de diferentes tipos, como osteoporose ou vítimas de acidentes mais graves, podem ser submetidos a uma cirurgia minimamente invasiva chamada Cifoplastia, que tem como objetivo restaurar a vértebra fraturada e eliminar a dor do paciente imediatamente após a operação. Esse procedimento é muito seguro e como não há corte, a pessoa pode ter alta hospitalar no mesmo dia em que for operado”, diz Dr. Benites. 
Muitos pacientes que já foram operados através da cirurgia convencional, mas que ainda apresentam problemas, podem se beneficiar dessas técnicas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário