terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Amapá e Ministério da Saúde assinam acordo para realização de cirurgias ortopédicas

O governo do Amapá assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Governo Federal para receber ampla assistência do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.
O ACT foi assinado na sexta-feira (28) pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe, e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Pelos próximos cinco anos – prazo de vigência do acordo –, a rede hospitalar no Amapá será suprida de insumos e equipamentos em Traumatologia e Ortopedia e terá uma equipe treinada para fazer atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos a vítimas de traumas (fratura) e pacientes que necessitam de operação ortopédica.
Cirurgias de alta complexidade serão realizadas nos Hospitais de Emergência (HE) e de Clínicas Alberto Lima (HCAL), em Macapá.
Um grupo de profissionais será capacitado tecnicamente em ações assistenciais, ambulatoriais e cirúrgicas, por meio de cursos teórico-práticos.
A cooperação técnica também garante o fornecimento, por parte do Ministério da Saúde, de insumos (órteses, próteses e outros materiais específicos) para as cirurgias ortopédicas – hoje, uma das maiores dificuldades da rede pública hospitalar.
"Esse instrumento celebrado entre o Governo do Estado e a União vai possibilitar a redução da fila dos pacientes de trauma. Vai possibilitar também um atendimento altamente qualificado. O acordo representa a confiança que o Ministério da Saúde tem com a nossa gestão, que firmou essa parceria mediante a credibilidade que nós temos junto ao Governo Federal", disse o governador Camilo Capiberibe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário