Terceirize
a TI e seja mais competitivo
Estratégia é manter
equipe própria e contratar prestadores de serviços altamente capacitados para
atender demandas específicas rapidamente
Leonel G. Nogueira Jr, CEO
da Global
TI
A falta de
profissionais de Tecnologia da Informação capacitados adequadamente tem sido o
calcanhar de Aquiles nas empresas. O mercado tem exigido cada vez mais rapidez e
precisão na hora de contratar e a enorme demanda por projetos dificulta essa
constante busca pelo profissional certo.
Além disso,
a carência de profissionais qualificados nessa área chegou a um nível
preocupante. Os estudos apontam que o Brasil começa a entrar em uma década
revolucionária, tanto em relação às tecnologias para identificação de
profissionais capacitados quanto no desenvolvimento de mão de obra.
Mas, na
real, as escolas que formam profissionais de TI não entendem as necessidades do
mercado e formam pessoas com conhecimentos limitados de tecnologia e
relacionamento profissional.
Para
piorar, as empresas lutam com as elevadas taxas de turnover e precisam recrutar
cada vez mais pessoas para manter suas equipes de TI. Essa situação desgastante
não é sustentável a médio ou longo prazo. As dificuldades para atração e
retenção de profissionais de TI serão crescentes e, cada vez mais, exigem uma
nova abordagem para serem solucionadas.
Para o Gartner, o CIO brasileiro vive uma crise de identidade e precisa
deixar as operações para os prestadores de serviços. Só assim conseguirá
enxergar adiante.
Uma saída viável e rápida é a terceirização por meio de
prestadores de serviços altamente qualificados e com bagagem superior a uma
década no quesito experiência.
Dessa forma
a empresa deixa de se preocupar com a necessidade de atrair e selecionar
profissionais de TI, uma vez que esse pessoal é garantido pela empresa
terceirizada. E pode se dedicar a
atender as demandas internas, servindo de elo estratégico entre as áreas de
negócios e a TI.
Isso significa estar um passo a frente da concorrência,
vislumbrando novas oportunidades de negócios e tendo como ‘braço’ de TI
parceiros estratégicos terceirizados que executarão os projetos.
Esse
conhecimento ampliado pode ser vital em demandas como a troca de sistemas ou
implementações de softwares complexos como ERP e gestão fiscal, por exemplo.
Além disso,
contratos de prestação de serviços têm SLA, que garantem a qualidade do
atendimento, cumprimento dos prazos e das metas pré-estabelecidas.
Os gestores
arrojados e inovadores têm sua atenção voltada para aplicações, dados e conteúdo
e não mais para as questões operacionais.
Pense
nisso!
* Leonel G. Nogueira Jr é CEO da Global TI
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