Ataque de tosse em idosos pode trazer consequências inesperadas e traumáticas
Sintoma é preocupante em pacientes com mais idade. Medicamento homeopático é uma alternativa para tratamento sem efeitos colaterais
Mesmo com a chegada do verão, este assunto não deixa de ser importante, pois é um sinal de que algo está irritando as vias aéreas como, por exemplo, a secura do ar, aumento da poluição e a necessidade maior de hidratação. Quando a tosse é um sintoma da gripe, os idosos devem receber acompanhamento, pois a baixa imunidade e outras patologias associadas podem desencadear sérios problemas na saúde.
“Nos idosos a gripe tem um potencial maior de complicação. Se o paciente apresenta uma tosse produtiva e persistente, com queda no estado geral, o caso deve ser acompanhado por um especialista para um tratamento adequado”, explica o médico otorrinolaringologista e Mestre em Ciências da Saúde Dr. Levon Mekhitarian Neto.
Quando ocorre em pessoas com mais idade, a tosse pode ser caracterizada de duas maneiras, viral ou bacteriana. Ambas merecem atenção especial, pois podem se tornar crônicas e relacionadas a doenças mais graves que precisam de tratamento médico. A tosse seca, irritativa, deve ser tratada, no início, com medicamentos que amenizem o desconforto do paciente e evitem a piora dos sintomas. Já a tosse produtiva, pode ser acompanhada de secreção esverdeada e febre, que podem sinalizar um quadro infeccioso bacteriano.
Tratamentos sem efeitos colaterais são indicados para pessoas com mais idade
O tratamento homeopático pode ser uma solução para os pacientes com mais idade. Isso porque eles normalmente já fazem uso de outras medicações, que podem interagir de forma negativa com o tratamento alopático para tosse. “A administração de medicação homeopática nessas situações é benéfica para o paciente, pois trata um sintoma comum e recorrente, sem ser agressiva. Além da ausência de efeitos colaterais, esse tipo de terapêutica pode ser usada simultaneamente aos outros tipos de medicamentos”, afirma o Dr. Levon.
“O tempo seco causa o ressecamento da mucosa da árvore respiratória e intensifica a tosse”, comenta o especialista. Outros fatores como poeira, cigarro, bebida e produtos químicos também são prejudiciais e agravam o quadro do paciente. Para prevenir os sintomas, o idoso deve se manter hidratado e estimulado a praticar exercícios ao ar livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário