terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Iniciativa inédita quer informar a população sobre o H.pylori
A bactéria aflige aproximadamente 70% da população brasileira e está associada a várias doenças do sistema digestivo, como gastrite, duodenite, úlcera e câncer
 
 
 
A bactéria Helicobacter pylori, mais conhecida por H.pylori, vive no estômago de aproximadamente 70% da população brasileira, porém apenas uma parcela de infectados desenvolvem doença e sintomas. A importância de conscientizar sobre o tema é uma iniciativa pioneira da Medley Indústria Farmacêutica, uma empresa Sanofi, e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG): a Campanha Informativa sobre o H.pylori, que foi apresentada na Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, em novembro.
“Alguns pacientes podem ter seus sintomas relacionados à presença da bactéria e o médico pode recomendar o tratamento. Por isso é fundamental a ida a um especialista para decidir a conduta médica correta”, esclarece o presidente da FBG, Dr. José Roberto de Almeida.
“Para a Medley, essa campanha é uma forma de contribuir para a saúde digestiva e o bem-estar do brasileiro, auxiliar no entendimento dessa bactéria e ainda fomentar conhecimento científico e valorizar o papel do gastroenterologista”, complementa o Dr. Eduardo André, consultor médico da Medley.
 
Com o mote Onde tem queixas digestivas constantes pode ter H.pylori, a campanha tem programada uma série de iniciativas. A primeira delas é a fan page ABCGastro no Facebook (https://www.facebook.com/ABCGastro), que reúne informações sobre a bactéria e dicas de prevenção. O espaço cria um ambiente leve para conversa e troca de informações e ainda dá dicas de prevenção.
A campanha ainda conta com folhetos, displays, wobblers e cartazes para serem colocados nas farmácias e consultórios, e materiais científicos exclusivos para os médicos.
A bactéria H.pylori está presente em todas as populações do mundo e em indivíduos de todas as idades. Ela tem uma enorme capacidade de sobrevivência. Pode ser transmitida por meio da água ou de alimentos contaminados. A pessoa contaminada pode não apresentar sintoma, pois há diferentes cepas da bactéria, que podem não desenvolver doença e sintomas. Alguns pacientes podem apresentar sintomas e doenças relacionadas com a bactéria e, quando isso ocorre, normalmente o paciente reclama de dor ou desconforto (queimação na parte superior do abdômen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário